domingo, 31 de julho de 2011

1-   (MACK) Assinale abaixo o vegetal que apresenta um indivíduo adulto com a metade do número cromossomial.
a)     Pinheiro.
b)     Caju.
c)     Banana.
d)    Musgo.
e)     Pêra.

2-   (MACK) Indique o grupo vegetal que a fase mais duradoura é o gametófito:
a)     Briófita.
b)     Pteridófita.
c)     Angiosperma.
d)    Gimosperma.
e)     Algas unicelulares.

3-   (UNESP) Um estudante recebeu nove cartões, cada um apresentando uma característica ou o nome de uma estrutura presente em diferentes grupos de plantas.


1

Xilema

2

Sementes

3

Cones





4

Rizóides

5

Gameta masculino natante

6

Gameta masculino não móvel





7

Endosperma
3n

8

Alternância de gerações

9

Anterozóides


      Sua tarefa era formar dois grupos de três cartões, de modo que no grupo I fossem incluídos apenas cartões com características ou estruturas encontradas em briófitas e, no grupo II, apenas cartões com características ou estruturas encontradas em angiospermas.
      Assinale a alternativa que, no quadro, apresenta possibilidades de formar corretamente os grupos I e II.



Grupo I
Briófitas
Grupo II
Angiospermas
a)
3, 5 e 9
1, 2 e 4
b)
4, 5 e 7
1, 2 e 7
c)
3, 4 e 5
2, 6 e 8
d)
4, 5 e 9
4, 6 e 8
e)
4, 5 e 9
1, 2 e 7



4- Os esquemas a seguir mostram os ciclos de vida de dois organismos que apresentam alternância de gerações, um celenterado e uma planta, com a indicação do ponto onde ocorre a fecundação. No esquema do celenterado, as etapas são designadas por letras, no da planta, por números.



Celenterado                          Planta                                          
       




                                            
a) Indique, para cada esquema, a etapa em que ocorre a meiose.
b) Identifique a ploidia (haplóide ou diplóide) de cada um dos quatro indivíduos (pólipo, medusa, esporófito e gametófito) indicados nos ciclos.



5- As florestas tropicais se caracterizam por apresentar alta umidade e pouca insolação. Tais características são ideais para o crescimento de briófitas, que apresentam poucos centímetros de altura, e de pteridófitas, que podem chegar até a cinco metros, como o samambaiaçu. Entretanto, o grupo vegetal melhor
representado nas florestas em geral é o das angiospermas, as plantas com flores e sementes.

Considerando as plantas citadas, responda às questões e faça o que se pede.

A) Como pode ser explicada a diferença de tamanho entre os musgos e as samambaias, já que os dois grupos são abundantes e somente se desenvolvem bem em locais úmidos?


B) Ainda sobre os musgos e as samambaias, é correto afirmar que tais plantas necessitam de água para a reprodução sexuada? Justifique sua resposta.


C) As angiospermas apresentam ampla distribuição, ocorrendo em todos os ambientes. Cite duas características morfológicas ou anatômicas e justifique a importância destas para o sucesso adaptativo desse grupo.


6-De acordo com a análise comparativa entre plantas dos grupos
I- Briófitas
II- Pteridófitas
III- Gimnospermas
IV- Angiospermas

é CORRETO afirmar que:

(A) apenas plantas dos grupos III e IV apresentam fecundação por meio de tubos polínicos.
(B) apenas plantas dos grupos I e II apresentam o gametófito correspondente à fase duradoura.
(C) apenas plantas dos grupos II, III e IV apresentam sementes.
(D) apenas plantas dos grupos I, II e III apresentam dependência de água para ocorrência da fecundação.

7-( FUVEST-2011)
Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta,

a) forma flores, frutos e sementes.
b) forma sementes, mas não produz flores e frutos.
c) vive exclusivamente em ambiente terrestre.
d) necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação.
e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada.

8-(.UFOP-2010) O esquema abaixo representa o mais recente sistema de classificação do Reino Plantae.




 Os algarismos romanos representam a aquisição de estruturas que permitiram a evolução das plantas. Quais são as estruturas representadas por I, II e III? Qual a função da estrutura representada em I?


9-(UNIFESP-2010)
 Uma pessoa, ao encontrar uma semente, pode afirmar, com certeza, que dentro dela há o embrião de uma planta, a qual, na fase adulta,

a) forma flores, frutos e sementes.
b) forma sementes, mas não produz flores e frutos.
c) vive exclusivamente em ambiente terrestre.
d) necessita de água para o deslocamento dos gametas na fecundação.
e) tem tecidos especializados para condução de água e de seiva elaborada.

10-(UFOP-2011)Uma dona de casa,resolveu comprar vegetais na feira,portadores de vasos condutores de seiva.porém, que não  apresentassem sementes.Indique um grupo compatível com estas características.justifique.
11-(UNIFESP-2010) Os seres vivos apresentam diferentes ciclos de vida, caracterizados pelas fases nas quais gametas são produzidos e pelos processos reprodutivos que resultam na geração de novos indivíduos. Considerando-se um modelo simplificado padrão para geração de indivíduos viáveis, a alternativa que corresponde ao observado em seres humanos é:
A)

B)
C)
D)
E)                                                                                                                                                             


12-(PUC-RJ-2010)Existe um tipo de planta que apresenta boa diversidade,não apresenta sementes,porém,vasos condutores de seiva.DE  2 EXEMPLOS.


13-(UFC-2010)Um estudante resolveu separar plantas com sementes e frutos.incluiu em sua pesquisa,limoeiro,pinheiro,feijoeiro e milharal.Indique a planta que não pode ser incluída neste grupo.Justifique sua resposta.

14-(UNICAMP-2010)Na natureza existe uma grande variedade de plantas,distribuídas em grupos importantes.porém,um grupo se diferencia dos demais,por apresentar uma importante forma de dispersão.indique o nome do grupo e o tipo de dispersão em questão.

15-(UNIFESP-2011)Explique a relação que existe entre o tamanho de uma planta e a presença de vasos condutores de seiva.





GABARITO

1-     D,O musgo é o gametófito haplóide.
2-     A,todo briófito tem a sua fase definitiva como gametófito.
3-     E,briófitas apresentam gameta masculino natante
4-
a) A meiose ocorre na etapa B no celenterado. Nas plantas, a meiose ocorre na etapa 1.
b) Pólipos, medusa e esporófito são diplóides; o gametófito é haplóide.
5- a)
 Nas briófitas não há um sistema de vasos condutores, por isso, o fluxo de água na planta ocorre de forma muito lenta e impossibilita o crescimento, devido ao ressecamento de partes mais altas. Já nas pteridófitas há vasos condutores e a água flui mais rapidamente.
b)
 Sim. Tanto briófitas e pteridófitas produzem gametas masculinos flagelados, denominados anterozoides, que precisam de auxílio da água para chegarem à oosfera (gameta feminina) e, então, fecundá-la.
c)
 Flores ricas em atrativos à isso possibilita uma maior gama de agentes polinizadores contribuindo, assim, para uma maior eficiência reprodutiva.
Presença de sementes dentro de frutos à Os frutos servem de atrativos para diversos animais que, ao comê-los, acabam promovendo a disseminação da semente para outros habitats.


6- A
Por que o tubo polínico faz com que o gameta masculino se desloque até o gameta feminino, sem a necessidade de água para reproduçã
7-  E

Todas as plantas que produzem sementes apresentam tecido condutor de seiva.

8-

I – tecido vascular ou vasos condutores ou tecido condutor ou xilema e floema; II – semente; III – fruto ou flor e fruto.  A função da estrutura representada por I é condução /transporte de seiva bruta e elaborada.


9--  E

Todas as plantas que produzem sementes apresentam tecido condutor de seiva.


10-Pteridófitas,samambaias,são vasculares ,sem a presença de sementes


11-C
No caso do ser humano, cada indivíduo possui gametas haploides (n), espermatozoide e óvulo. Após a fecundação, esses gametas se unem formando o zigoto ou célula ovo diploide (2n). Este zigoto irá sofrer processo de mitose, no qual se dividirá originando novas células até formar um ser completo que quando adulto sofrerá processo de meiose para a formação de novos gametas.



12-São as pteridófitas,plantas como as samambaias e avencas.



13-Pinheiro,pois é gimnosperma,não apresenta frutos .



14-Angiospermas,que apresentam frutos,que atraem os animais,aumentando a dispersão.



15-Vasos condutores de seiva aumentam a diversidade de nutrientes nos vegetais,aumentando o tamanho da planta.

toledo, espanha,serve para te inspirar nos estudos.

APRESENTAÇÃO

Alou rapaziada,este blog é para você que está fazendo o vestibular.Saibam que TUDO DEPENDE DE VOCÊ..de como você utiliza o seu tempo diário nos estudos.vou postar aqui muitos exercícios e dicas de universidades.APROVEITEM